"Este blog foi criado para divulgar a práxis pedagógica da Creche Mun. Jarbas Teodoro, e, fazer elos entre o ensino/aprendizagem e a Formação Continuada, incorporando as mídias sociais a ludicidade da Educação Infantil"
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
terça-feira, 19 de novembro de 2013
domingo, 17 de novembro de 2013
Projeto Folclore
CRECHE MUNICIPAL JARBAS TEODORR FRÓIS.
PROJETO:
FOLCLORE
DATA:
12/08 á 23/08/2013
Professoras:
Rozilda e Maryney Marcia Jorge e Fatima
INTRODUÇÃO
Podemos
chamar de folclore aquilo que é fantasia invenção de um povo onde são
envolvidas suas tradições,costumes e lendas.São manifestações populares que
podem aparecer em festas ,alimentos, remédios, crenças,superstições, danças,
contos populares, provérbios, apelidos, artigos de artesanatos, brincadeiras
infantis dentre outras vários.
Esses
elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho de geração para
geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de
grupo social e etnia. Assim a palavra folclore e derivada da palavra “folk” e
lore, que significa povo e conhecimento respectivamente. O surgimento da data
se através do arqueólogo inglês willianJhonThoms, onde o mesmo resolveu fazer
um estudo sobre lendas e tradições de seu pais onde o mesmo pediu apoio a uma
revista de Londres . A revistapublicou a carta no dia 22 de agosto de 1846,
motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
Já
o folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças como
as dos negros, índios e brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos
conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para outra
formando a nossa identidade cultural. Os personagens folclóricos mais
conhecidos da nossa cultura são: o curupira o homenzinho que vive na floresta e
que tem os pés voltados para trás, possui cabelos vermelhos e que protege a
natureza dos homens que tentam destruí-la. O Saci-Pererê, negrinho de uma perna
só, usa um gorro vermelho na cabeça e fuma um cachimbo, faz travessuras,
esconde objetos, entra em redemoinho e também e também assusta pessoas que
tentam destruir a floresta. O boto é uma espécie de peixe que se transformaem
homem para encantar as moças, levando-as para morar com eles nos rios do
amazonas. A mula sem cabeça é uma mulher que fez tanto mal que a própria
natureza a fez soltar fogo pela cabeça como castigo.
A
necessidade de manterviva a cultura dos povos de forma a proporcionar e divulgar oconhecimento e as informações tão necessárias na
construção de nossa história levou
a desenvolver este projeto,
que auxilia na compressão do “Hoje”
baseando em experiências
anteriores resgatando o “ontem”,sem que o mesmo se apague com tempo e as novas
gerações não tenham acesso a sua origem. Os contos folclóricos fazem parte do
patrimônio cultural da humanidade, pois cada povo tem um jeito especial de compreender
o que acontece Os textos folclóricos procuram explicar
fenômenosnaturais e forças desconhecidas. Estes são lidos e falados por pessoas
comuns de todas as raças e religiões e criam mitos lendas, danças ,musicas
hábitos e tradições .Assim o saber popular mostra-se através dos
contos folclóricos, que provérbios
gerações .Folclore é um conjunto de tradições ,crenças populares
conhecimentos lendas, superstições, jogos, poesias, artesanatos contos,enfim
tudo que faz parte da cultura e memoria de um povo.
JUSTIFICATIVA
A
necessidade de se manter viva a cultura dos povos de forma a proporcionar e
divulgar o conhecimento e as informações tão necessários na construção de nossa
história me levou a desenvolver este projeto que auxilia na compreensão do hoje
baseando em experiências anteriores resgatando o ontem sem que o momento que
apague com tempo e as novas gerações não tenham acesso a sua origem.
Tendo
em vista que nossas crianças tem muito contato com brinquedos eletrônicos e de
personagem ligadas a desenhos animados, muito destes que não oferecem as
crianças possiblidades de trabalhar o imaginário, pois o brinquedo em se brinca
sozinho a criança precisa desenvolver sua imaginação,para criar brincadeiras e
por que não produzir seu próprio brinquedo, levando em conta personagens de
personagem de Monteiro Lobato no sítio do pica-pau amarelo nossos alunos
vivenciando a brincadeira tradicional passada de geração em geração, é que se
tornou eterna no folclore brasileiro.
OBJETIVO GERAL
·
Ter conhecimento do folclore brasileiro,
identificando suas características e valores.
OBJETIVO
ESPÉCIFICO
·
Resgatar tradições;
·
Valorizar o folclore brasileiro;
·
Resgatar brincadeiras e músicas
folclóricas;
·
Estimular a criança e sua imaginação;
·
Estimular o raciocínio e atenção;
DESENVOLVIMENTO
·
Conversa informativa recolhendo dados
que já conhecem e o que conhecem contando histórias e lendas com perguntas.
·
Contar histórias do Saci-Pererê, lenda
da Iara, entre outras lendas;
·
Massinhas para modelagem, pinturas,
·
Assistir DVD;
·
Mural com suas atividades;
sábado, 16 de novembro de 2013
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